sábado, 26 de março de 2011

Documentário sobre o Holocausto terá transmissão por satelite no Irã

Cena do documentário 'Shoah', sobre campos de concentração da Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução)Cena do documentário 'Shoah', sobre campos de
concentração da 2ª Guerra Mundial (Foto: Reprodução)
Um documentário francês sobre o Holocausto, com dublagem em farsi, será transmitido por um canal de TV por satélite no Irã como parte de uma campanha para promover o entendimento entre judeus e muçulmanos e lutar contra a negação do episódio.
"Shoah", filme de mais de 9h dirigido por Claude Lanzmann, inclui testemunhos de sobreviventes e empregados de campos de concentração sobre o massacre de milhões de judeus na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
O Projeto Aladin, criado por um grupo de ativistas de Paris, alega que o filme será exibido já a partir desta segunda-feira pelo canal Pars, que tem sede em Los Angeles.
O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad tem questionado os relatos históricos sobre o Holocausto e pedido a destruição do estado de Israel.
Integrantes do Projeto Aladin já tentaram por duas vezes a aprovação das autoridades iranianas para realizar uma entrevista coletiva em Teerã sobre a morte dos judeus durante a guerra, mas sempre receberam não como resposta, diz o diretor executivo do grupo, Abe Radkin.
"Se o governo iraniano concordasse em transmitir (o filme) em um canal público, nós ficaríamos gratos", disse.
Antenas de TV por satélite são consideradas ilegais no Irã, mas a fiscalização nem sempre consegue coibir o seu uso. Muitas pessoas não se preocupam mais em esconder os objetos. Em meses recentes, autoridades do país têm escolhido algumas regiões de Teerã para remover as antenas, mas os casos têm sido isolados.
O Projeto Aladin também fez dublagens do filme em árabe e turco. O documentário será mostrado na Turquia durante o festival de cinema de Istambul no mês que vem. Uma semana depois, a produção também será mostrada no canal TRT, de acordo com Radkin.
O francês Claude Lanzmann (Foto: Divulgação)O francês Claude Lanzmann, diretor do documentário
'Shoah' (Foto: Divulgação)
O grupo planejou exibir o filme em um canal egípcio, mas recuou durante as revoltas contra o presidente deposto Hosni Mubarak.
"Vamos esperar um pouco até que a situação política em países árabes nos permita mostrar esse filme", afirmou. "Precisamos de uma atmosfera pacífica para que se possa concentrar na mensagem."
O Projeto Aladin é apoiado pela Unesco, o braço educativo e cultural da ONU.
Lanzmann trabalhou durante 11 anos no filme, que foi lançado originalmente em 1985. O cineasta é um dos convidados da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 6 a 9 de julho na cidade fluminense.
Antigo companheiro amoroso de Simone de Beauvoir (1908 - 1986), Lanzmann lança em junho no Brasil o livro "A lebre da Patagônia". Na obra, trata de seu envolvimento com Simone e também de sua participação na resistência francesa à ocupação nazista.
Fonte: AP
Do Atalaia Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário